O que é gestão de crises?
Gestão de crise é lidar com o impacto de um evento adverso repentino que fraturou o núcleo da operação de uma empresa e representa uma ameaça imediata à sua capacidade de permanecer no negócio.
A gestão de crises lida com a realidade da crise. É a gestão real da situação precária que está se desenvolvendo rapidamente. Neste tipo de gerenciamento é essencial tomar decisões rápidas e vigilantes, reunindo recursos e equipes, e ir adiante tomando providências estratégicas nas etapas subsequentes.
Muitas vezes, o gerenciamento de crises envolve grande estresse e enormes restrições de tempo, para resolver um problema premente.
Conceito de comunicação de crise
A comunicação de crise gerencia a percepção dessa realidade de crise. É dizer ao público o que está acontecendo (ou o que você quer que o público saiba sobre o que está acontecendo). Atua no âmbito da opinião pública.
Ou seja, a gestão de crise trata da gestão da realidade; enquanto as comunicações de crise lidam com a modelagem da percepção.
Se uma crise está sendo bem gerenciada, o objetivo de uma comunicação eficaz de crise é formar a percepção do público para corresponder à realidade. Se a crise não está sendo bem gerenciada, são necessárias estratégias diferentes, que serão apresentadas aqui neste site.